fisiologia da planta giroagro viva bio

Fisiologia do Enchimento de Grãos

Fisiologia do Enchimento de Grãos

O enchimento de grãos é de extrema importância para todos os cultivos, pois é onde definimos a qualidade fisiológica dos frutos e sementes, assim comoé a última fase dos componentes de rendimento de grãos, passível de impactar com manejos pontuais e assertivos.

Genéticas modernas, principalmente soja, se destacam pelo alto peso de grãos, onde o impacto na produtividade é muito grande, de forma positivaquando aumentamos o PMG, como negativa quando pecamos nessa fase.

A fase de enchimento dos grãos, na cultura da soja, se inicia no estádio R5, quando as folhas, os ramos e o caule da planta iniciam a translocação dosnutrientes para os grãos.

Importante identificar quando este estádio inicia, pois alguns manejos nessa fase são fundamentais. Para isso, devemos entender que a soja de ciclo indeterminado, a observação a campo do estádio fenológico é fundamental, pois definir por dias ou fase calendarizada muitas vezes nos leva ao erro.

Para identificar de forma correta, devemos nos atentar a haste principal, onde do ápice para a base da planta, contamos os 4 nós vegetativos maduros.

Se em algum destes nós, temos 1 vagem com grãos maior que 3 mm (perceptível ao tato), essa soja está na fase R5.

Na fase de enchimento de grãos, a planta atinge o ponto máximo de fixação biológica de nitrogênio, assim como o ponto alto da fotossíntese. Por issodevemos estar atentos a manejos com nutrientes em específico:

✦ Cobalto: inibe síntese de etileno, diminuindo perda precoce de folhas, assim como melhora no pegamento de estruturas reprodutivas.

✦ Molibdênio: participa das enzimas redutases, melhorando aproveitamento de Nitrogênio e potencializando a FBN.

✦ Níquel: Cofator da Urease, enzima que quebra ureia em formas absorvíveis de nitrogênio. Evita acúmulo de ureia na folha, diminuindo a abscisão precoce de

nódulos.

✦Potássio: estimula e promove aumento da fotossíntese assim como participa do processo de transporte de assimilados.

✦ Fósforo: produção de energia (ATP), alta demanda nessa fase.

✦ Magnésio: Assim como o potássio, ele está ligado ao aumento da fotossíntese, diretamente na formação de clorofila. Durante o período de enchimento de grãos,

que demanda alta energia, o magnésio garante que a planta tenha recursos suficientes para produzir e acumular carboidratos nos grãos.

✦ Nitrogênio: No enchimento de grãos, participa diretamente na formação de proteína que formam os aminoácidos, vitais para inúmeras funções nas plantas.

✦ Boro: Facilita o transporte desses açúcares das folhas para o floema, que é o tecido vascular responsável por distribuir a sacarose (o açúcar produzido na fotossíntese) para as partes da planta, principalmente para os drenos (grãos).

Os manejos para enchimento de grãos da GIROAgro, pensam em todos os pontos para alcançar o máximo do teto de produtividade possível.

Trabalhamos todos os nutrientes envolvidos, nas fases mais decisivas, e sempre com vantagens competitivas do nosso manejo.

Por isso, trabalhamos com o CoMoNi Plus na dosagem de 200 mL/ha juntamente com EVO K na dose de 1 L/ha, aplicado pensando na potencialização da fotossíntese e da fixação biológica de nitrogênio.

Em R5 fazemos a aplicação de UP Max na dose de 2 L/ha para maximizar a translocação de assimilados, e explorar o máximo do potencial produtivo das

culturas.

Outros Artigos